segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA MATEMÁTICOS



REFLETINDO  A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Na I Unidade que aborda a Educação Matemática verificamos principalmente a relação entre a Educação Matemática e o Ensino da Matemática, suas diferenças e principalmente o entendimento que temos de cada uma delas.
Na minha opinião defendida no debate de sala de aula, compreendo a educação matemática como a busca de metodologias para a execução de um bom ensino da matemática. A utilização de práticas diversificadas como o uso de tecnologias como jogos educativos, apresentação em slides, vídeo-aula e retroprojetor multimídia são recursos empregados pela educação matemática para que o ensino da matemática alcance seus objetivos.
A relação escola-professor-aluno na sociedade da informação e comunicação expressa na II Unidade, é um desafio necessário para a construção do conhecimento. O processo ensino-aprendizagem está na realidade de que o computador esta aí, a informação fácil chegou, portando é também mais fácil a contextualização de nossas aulas.
Mas entendo que as tecnologias disponíveis nem sempre estão acessíveis, isso é uma realidade. E, quando acessíveis a disponibilidade do professor esbarra em diversas situações, simplesmente porque exige tempo, pesquisa e planejamento e para um melhor resultado flexibilidade na metodologia de avaliação, sempre. Ainda na segunda unidade quando falávamos da Escola Reflexiva, segundo Alarcão,2003; a escola deve ser auto-gerida, ter seu projeto próprio e, dentro deste pensamento, eu vejo como instrumento para este caminho a execussão do Projeto Político Pedagógico-PPP de cada escola, onde são definidos objetivos e metas baseados na realidade da comunidade escolar, trabalhando suas deficiências bem como incentivando e descobrindo valores.
Tentando visulizar-me na sociedade da aprendizagem sinto a necessidade da mudança, mas fico desanimada quando procuro o apoio dos colegas professores de minha área ( matemática ), que não sentem a necessidade, de pensar, replanejar, criar e dinamizar. As idéias são muitas, mas a maioria ficam apenas no pensamento; as vezes a falta de espontaneidade para minhas colocações atrapalham. Porém os recursos áudio-visuais que tanto prendem a atenção do aluno e dinamizam a minha aula é um dos motivos pelos quais sinto-me impulsionada a criação e a dinamização do processo insino-aprendizagem.
Buscando a compreensão para a necessidade de professores reflexivos percebemos que a reflexão leva ao surgimento do professor –pesquisador, compreensão percebida na terceira unidade estudada.  A pesquisa deve ser uma ação alheia a profissão de professor, visto que a criação, dinamismo, replanejamento e reavaliação necessitam de pesquisa. E essa ação está liga ao seu potencial de análise e reflexão.
Analisando o estudo realizado na quarta e quinta unidade percebo que a minha formação inicial ficou a desejar. O estagio de sala de aula foi muito fraco, não houve o acompanhamento do professor em sala, o projeto executado não foi avaliado pela direção ou supervisão escolar. O projeto trabalhado em sala foi avaliado pelos alunos e através de relatórios. A experiência que hoje tenho foi adquirida na pratica de sala, atuando já na regência de classe.  Para solucionar os problemas das lacunas deixadas pela formação inicial é que sinto a necessidade da formação continuada. A busca pelo saber disciplinar, da tradição pedagógica, do saber curricular e das ciências da educação, bem como a ação pedagógica são na maioria construídas na regência de classe ou através dos cursos de formação continuada.
Percebo freqüente em minha regência os saberes da ciência da educação , saber experiencial e o saber da ação pedagogia. Mas sinto que precisam de alguns “ajustes”, a ação desses saberes muitas vezes ficam reduzidas a planejamentos e funcionam apenas em parte. E, na minha opinião todo profissional da educação precisa ter  um pouco de cada saber por mais que sejam falhos, mas que existam na pratica pedagógica e buscadas na formação continuada do profissional, já o aprendizado nunca acaba, o conhecimento jamais será achado pronto e acabado.









                                                                                                     











Nenhum comentário:

Postar um comentário